terça-feira, 8 de março de 2011

Sindicatos do sector da aviação preparam acções conjuntas

Hermínia Saraiva  
07/03/11 09:24

Os doze sindicatos da aviação reuniram no final da semana.

"Nunca aconteceu na história da aviação o sector aéreo estar tão unido", diz Cristina Vigon, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil ( SNPVAC ), uma das 12 estruturas sindicais que no final da semana se reuniram para preparar uma resposta conjunta contra as medidas do Orçamento de Estado para 2011.
Os sindicatos que representam os trabalhadores de TAP, Groundforce, Portugália, SATA, NAV - Navegação Aérea, ANA- Aeroportos de Portugal e Portway, "concluíram pela necessidade de desenvolver acções conjuntas de protesto, quer a nível sindical, quer a nível judicial", mas Vigon diz que ainda é cedo para falar de greves.
"Faremos o possível para evitar coisas tão graves [como a greve], mas não evitaremos recorrer a todos os instrumentos legais que estão ao nosso dispor", acrescenta a mesma responsável.
Para já os sindicatos reconheceram a necessidade de avançar para os tribunais com vista a travar os cortes salariais impostos pelo OE2010 a que foram sujeitos os trabalhadores de todas as empresas. No caso do SNPVAC é ainda possível que seja interposta uma providência cautelar para travar a intenção da TAP de reduzir em um elementos as tripulações de voo.

Sem comentários:

Enviar um comentário