sexta-feira, 4 de março de 2011

…Mas para que serve o sindicato? Porquê ser sindicalizado? O que é o sindicato?

Os direitos que tens, hoje, são fruto de muitas lutas, vindas desde o século XIX. Estes direitos reflectem o respeito e a justiça que todos os que trabalham merecem. Conquistados graças a duros combates e mobilizações para melhorar a vida dos trabalhadores: Hoje temos emprego, salário, providência, assistência médica, e tantos outros direitos garantidos pela lei geral e por acordos de empresa. Milhões de trabalhadores ainda não os têm. Este é um legado que devemos pelo menos manter. Os direitos e benefícios, quando conquistados e garantidos, são distribuídos a todos, os que lutaram e os que não lutaram.

- Hoje estás bem, mas…
- Os tempos estão a mudar, amanhã quem te garante que não estarás sem os direitos e benefícios que agora tens, preso por necessidade a uma política de trabalho que não protege a instituição familiar e que não se responsabiliza pelo teu bem-estar no local de trabalho.

- O podemos fazer pelo futuro do nosso trabalho? O que podemos fazer por nós?

É a pensar nisto que nos unimos e organizamos… em sindicatos! Por nós, juntos valemos mais! O principal instrumento da política sindical é a negociação colectiva.

Garantidamente, se dependesse da empresa/Governo receberias 0% de reajuste salarial e os teus direitos seriam reduzidos e os benefícios retirados. Só não nos atacam mais, porque lutamos colectivamente, e porque o sindicato luta contigo.

Tudo é fruto de lutas. Se com luta já é difícil, sem luta é muito mais!

O sindicato contribui para toda a classe sem distinção. Os benefícios da sua existência são colectivos. Porém apenas os sindicalizados se responsabilizam pelos custos desta estrutura, que luta por todos, e cuja força é proporcional, aos recursos de que dispõe.

Ao sindicato cabe representar a defesa dos direitos e interesses colectivos ou individuais da classe, inclusive em questões judiciais ou administrativas.

Um sindicato é o agrupamento de uma classe para defesa dos seus interesses económicos e sociais. 


Procura o teu sindicato.
Precisamos de ti para ter voz!

Sem comentários:

Enviar um comentário