quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cortes salariais vão ser aplicados já em Janeiro

Cortes salariais vão ser aplicados já em Janeiro

O que vão fazer as restantes empresas públicas?

19.01.2011 - 14:30 Por PÚBLICO

Muitas vão limitar-se a aplicar a tabela da função pública, com cortes que variam entre 3,5 e dez por cento.

Estradas de PortugalVai aplicar as regras de redução de salários impostas à função pública, já a partir de Janeiro, isentando os trabalhadores que ganham menos de 1500 euros ilíquidos e cortando dez por cento nas remunerações acima de 4165 euros. Segundo a Estradas de Portugal, "todos os trabalhadores da empresa foram individualmente informados do impacto da medida no montante da remuneração total ilíquida no mês de Janeiro de 2011".

RTP
Também vai aplicar as orientações do Governo relativamente às reduções na função pública, a partir de Janeiro, conforme comunicou, em circular interna, aos trabalhadores. Será ainda aplicada uma redução de 20 por cento nas despesas com órgãos de administração, chefias e estruturas de direcção. O subsídio de alimentação, que estava entre 7,25 e 11 euros, passa, para os contratos assinados a partir deste ano, a ser de 4,27 euros - igual à restante função pública.

ANA
A gestora aeroportuária não se pronunciou sobre os cortes, argumentando que os quer comunicar internamente primeiro. No entanto, representantes dos trabalhadores avançaram que será seguida a tabela da função pública, já este mês.

Metro do Porto
Os cerca de cem funcionários da Metro do Porto também verão já este mês a sua tabela salarial reduzida. A empresa informou, ainda antes do final do ano, da intenção de aplicar "os cortes salariais exactamente de acordo com a tabela oficial [função pública] e com as isenções previstas na mesma".

Refer
A Rede Ferroviária Nacional e a Rave, responsável pelo projecto de alta velocidade, disseram à Lusa ter apresentado propostas que "estão em apreciação no Governo". Mas o PÚBLICO sabe que, tanto nestas empresas, como na CP, os trabalhadores já foram informados de que sofrerão os cortes salariais já este mês.

TAP
A transportadora aérea disse apenas que "está a trabalhar na implementação das orientações recebidas do seu accionista" e que estas "serão implementadas tão cedo quanto estejam concretizadas".
STCP
O Serviço de Transportes Colectivos do Porto (STCP) pretende "dar cumprimento rigoroso ao estabelecido no Orçamento do Estado" e avançar com os cortes salariais impostos pelo Governo já este mês de Janeiro. A.M., C.C., L.P. e R.A.C.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário