sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ANA reduz salários e corta prémios dos trabalhadores

A ANA -- Aeroportos de Portugal está a informar os trabalhadores que vai aplicar os cortes salariais definidos pelo Governo, referindo que além da redução nos vencimentos também não serão distribuídos prémios.
Numa carta enviada aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso, o presidente da ANA diz que a gestora dos aeroportos vai aplicar os cortes salariais definidos pelo Executivo.
«Este ano contamos ter de novo um bom desempenho. Mas, por razões de todos conhecidas, não só não poderemos, mais uma vez, distribuir prémios, como será também necessário efetuar a redução de salários nos moldes estabelecidos no Orçamento do Estado para este ano», escreve Guilhermino Rodrigues.
O presidente da ANA admite que esta pode ser “uma situação difícil de compreender”, mas sublinha que “neste momento o que está em causa é o interesse do país, que ultrapassa quaisquer considerações individuais quer possamos fazer”.
Os trabalhadores são também informados que há uma “paragem de contagem de tempo para efeitos de atribuição/acumulação” (diuturnidades e anuidades) e que não serão distribuídos prémios de desempenho ou outras prestações pecuniárias, como o prémio de assiduidade.
Está também proibida a “atribuição aos trabalhadores ou aos seus cônjuges, unidos de facto, ascendentes, descendentes ou pessoas com quem vivam em economia comum de quaisquer benefícios geradores de encargos”, designadamente subsídios ou ajudas de custo.
Contactada pela Lusa, fonte oficial da ANA não fez comentários, remetendo a posição da empresa para a informação enviada aos trabalhadores.
Os cortes salariais anunciados pelo Governo para combater o défice do Estado vão de 3,5 por cento a 10 cento do salário e aplicam-se a quem ganhe mais de 1.500 euros por mês na administração pública e no Setor Empresarial do Estado, que integra, entre outras empresas, a ANA.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário